16 abril 2007

"Há-des cá vir..."

Quem é que não ouviu já esta expressão? Poucos, certamente...

As formas "há-des" e "há-dem" são flexões erradas, como muitos sabem, do verbo haver (de), no Presente do Indicativo, usadas em vez de hás-de e hão-de. A maioria dos portugueses bem falantes, sobretudo professores, sente arrepios cada vez que ouve essas pseudo-flexões.

Mas o que é curioso é que muitas das pessoas que cometem este erro SABEM que se trata de uma incorrecção, mas usam-no, ainda assim, "porque dá mais jeito."
E a verdade é que grande parte das alterações que ocorrem nas línguas, ao longo do tempo, acontece precisamente porque aos falantes "dá mais jeito" dizer as palavras de determinada forma em vez de outra, trocando consoantes (de semper para sempre), acrescentando (de mostrar para amostrar) ou suprimindo sons (de mare para mar), etc. Quem não se lembra de ter decorado, na escola, os "fenómenos" fonéticos", com aqueles nomes difíceis como apócope, epêntese ou paragoge?

A nossa tendência, em cada momento histórico, será naturalmente a de condenar as alterações que se vão insinuando como resultado da ignorância, do "desrespeito" pela língua. Mas até mesmo os puristas acabam por ser apanhados a usar um termo que, tempos atrás, fora condenado por outros como eles.

7 comentários :

Anónimo disse...

Credo, nunca aprendi esses termos esquisitos :p
Mas a verdade é que ouço muita gente a dizer "ha-dem" ou "Há-des".. =/
Nem toda a seja pode andar no ISEC e ter as nossas professoras :D

S. Leite disse...

Foi um trauma dos meus tempos liceais... no fim de contas, menos mau do que parece! Talvez agora já não se ensinem essas coisas aos meninos, para que não se cansem muito a "decorar palavrões".

Dulce disse...

Prótese, êpentese, paragoge

Aférese, síncope, apócope

(ASA tira; PEP põe)
Sou mais velha que tu, Sara! Decorei os palavrões todos, e inventava mnemónicas para tudo.

Por exemplo: "Deparou com ela no mar da Ásia: assim sim." Quer isto dizer: Paronomásia - semelhança fónica de significantes.
LOL

Dulce disse...

É pá, um erro em epêntese...
sorry...

S. Leite disse...

Desculpa, Dulce, mas essa mnemónica ainda é mais complicada do que o próprio termo!! :P

Mr. Escolar disse...

Poxa tenho teste e tou em branco(a minha cabeça) nao percebo nada disto

Mr. Escolar disse...

Tou no 9* e tivemos a dar isso mais uns 20 e tal palavroes desse genero %_% que confusão