06 fevereiro 2008

Vem aí o Torneio ISEC de LÍngua Portuguesa!



O Torneio que o ISEC

organiza há quatro anos,

está prestes a começar,

cuidado com os enganos!

Senão junto ou separado?

Qual o tempo verbal de ?

E qual a frase correcta,

a A, a B ou a C?

Conspícuo, o que é?

Leva acento, ou não, sozinho?

E o antónimo de tónico?

Agora um ditadozinho!

Desde a qualificativa

Até à Grande Final,

Aprender é o que interessa,

Se não ganharem, não faz mal!

O convite fica registado:

são do Básico, Secundário, Superior?

Quer nos tenham, ou não, acompanhado,

Venham lá dar o vosso melhor!



2 comentários :

Anónimo disse...

Boa noite.
Gostaria que me respondessem a esta questão:
Porque razão existe cada vez mais desinteresse e falta de entrega por parte dos alunos, em falar e escrever bem o português?

OBRIGADO
Liliana Correia

S. Leite disse...

Olá, Liliana. Para ser franca, eu também gostaria que alguém me respondesse a essa questão!... Na verdade, quase todos os dias me pergunto por que motivos os alunos em geral - salvo raras, mas muito honrosas excepções - parecem completamente desinteressados em falar e escrever com rigor e correcção.
Não sei se é dos estímulos que a tecnologia coloca hoje ao dispor dos jovens, distraindo-os cada vez mais com imagens e levando-os a ler cada vez menos; se é porque a Internet, onde abundam erros grosseiros e textos com péssima qualidade, é hoje a sua principal fonte de leitura; se é por outro motivo qualquer, ou por um conjunto de razões. Mas a sua questão, quanto a mim, é muito pertinente. E é indiscutível esse desinteresse crescente. Aliás, vê-se pela fraca adesão que o nosso torneio suscita!