12 fevereiro 2010

Erros frequentes


As frases que se seguem exemplificam alguns erros gramaticais (num sentido lato) que encontro por vezes nas comunicações escritas. Conseguem detectá-los?

a) Informamos que a escola estará encerrada do dia 15 ao dia 17, inclusivé.

b) O projecto " Alimentação e hábitos de vida saudável" vai de encontro às boas práticas de convivência e saúde alimentar.

c) No caso da suspensão se verificar num período superior a 30 dias, a inscrição do utente será anulada.

d) É com grande prazer que anuncio que, o vosso educando, foi o aluno da semana pelo seu bom desempenho e comportamento.

e) A partir do próximo mês, debitaremos o valor de 5 euros na falta de devolução das toalhas do ginásio.

f) As máscaras dos alunos deverão ser o mais criativas possíveis e feitas com materiais reciclados.

6 comentários :

Franco e Silva disse...

a) Informamos que a escola estará encerrada do dia 15 ao dia 17, INCLUSIVE.

b) O projecto " Alimentação e hábitos de vida saudável" vai AO encontro DAS boas práticas de convivência e saúde alimentar.

c) No caso DE A suspensão se verificar num período superior a 30 dias, a inscrição do utente será anulada.

d) É com grande prazer que anuncio QUE o vosso EDUCANDO foi o aluno da semana pelo seu bom desempenho e comportamento.

e) A partir do próximo mês, debitaremos o valor de 5 euros PELA FALHA NA devolução das toalhas do ginásio.

f) As máscaras dos alunos deverão ser o mais criativas POSSÍVEL e feitas com materiais reciclados.

Franco e Silva disse...

a) Informamos que a escola estará encerrada do dia 15 ao dia 17, INCLUSIVE.

b) O projecto " Alimentação e hábitos de vida saudável" vai AO ENCONTRO DAS boas práticas de convivência e saúde alimentar.

c) No caso DE A suspensão se verificar num período superior a 30 dias, a inscrição do utente será anulada.

d) É com grande prazer que anuncio QUE o vosso EDUCANDO foi o aluno da semana DEVIDO AO seu bom desempenho e comportamento.

e) A partir do próximo mês, debitaremos o valor de 5 euros PELA FALHA NA devolução das toalhas do ginásio.

f) As máscaras dos alunos deverão ser o mais criativas POSSÍVEL e feitas com materiais reciclados.

Anónimo disse...

a) Informamos que a escola estará encerrada dos dias 15 ao 17.
a) Informamos que a escola estará encerrada entre os dias 15 e 17 inclusivé.
b) O projecto "Alimentação e hábitos de vida saudável" vai ao encontro das boas práticas de convivência e saúde alimentar.
c) No caso da suspensão se verificar por um período superior a 30 dias, a inscrição do utente será anulada.
d) esta não sei, mas parabéns! :-)
e) A partir do próximo mês, debitaremos o valor de 5 euros pela falta de devolução das toalhas do ginásio. (Holmes Place?) :-D
f) As máscaras dos alunos deverão ser o mais criativas possível e feitas com materiais reciclados.

É assim?

Unknown disse...

A) Neste caso, na palavra inclusive, não é adequado usar acento agudo na vogal “e”,acredito que não seja o correto.Acho esta frase meio estranha,sei a mensagem que quer passar,mas deixou a desejar na forma como foi escrita.Eu escreveria da seguinte forma: Informamos que a escola estará fechada (no lugar de “encerrada”) do dia 15,inclusive,até o dia 17.

B) O projeto "Alimentação e hábitos de vida saudável" vai de encontro às boas práticas de convivência e saúde alimentar.

C) No caso da suspensão, se verificada no período superior a 30 dias, será anulada a inscrição do utente.

D) É com grande satisfação (ao invés de “prazer”) que anuncio, que o vosso educando foi o aluno da semana, por ter bom desempenho e comportamento.

E) A partir do próximo mês, debitaremos o valor de cinco euros, aos que não devolverem (no lugar de “na falta de devolução”) as toalhas do ginásio.

F) As máscaras dos alunos serão as mais criativas possíveis e feitas com materiais reciclados. (pensei em colocar “dos alunos”, entre virgulas,mas se fizesse isso,estaria separando o sujeito do predicado.Afinal,o que seriam as mais criativas possíveis e feitas com materiais reciclados?As máscaras dos alunos. Ao invés de “o mais criativas”,será “as mais criativas”,pois “as” para referir-se às máscaras ( palavra do gênero femenino),além de concordar com “criativas” que está no plural e do gênero femenino.

Estou no rumo..rs

Anónimo disse...

Não há resposta a este post? Fiquei Curiosa.

S. Leite disse...

Pois, esqueci-me! ;)

SOLUÇÕES (com explicações muito resumidas):

a) Informamos que a escola estará encerrada do dia 15 ao dia 17, INCLUSIVE. (O problema era o acento em inclusive, palavra grave, ou seja, com acento tónico na penúltima sílaba).

b) O projecto " Alimentação e hábitos de vida saudável" vai AO ENCONTRO DAS boas práticas de convivência e saúde alimentar. (Muita gente confunde "de encontro a", que significa CONTRA, com "ao encontro de", que significa A FAVOR).

c) No caso DE A suspensão se verificar num período superior a 30 dias, a inscrição do utente será anulada. (Não se deve contrair a preposição DE com o determinante que se segue, neste caso, A, quando o determinante antecede um nome que é sujeito de oração inifitiva, ou seja, quando se segue um verbo no Infinitivo).


d) É com grande prazer que anuncio que o vosso educando foi o aluno da semana pelo seu bom desempenho e comportamento. (Não pode haver vírgula a seguir ao QUE, pois este introduz a oração completiva que é fundamental, nem a seguir a EDUCANDO, que é sujeito da oração cujo verbo é FOI).

e) A partir do próximo mês, debitaremos o valor de 5 euros NA MENSALIDADE, na falta de devolução das toalhas do ginásio. (A ausência de vírgula antes de NA FALTA levava a crer que o débito era feito na própria falta e não na mensalidade dos utentes do ginásio).

f) As máscaras dos alunos deverão ser o mais criativas POSSÍVEL e feitas com materiais reciclados.(O MAIS POSSÍVEL é expressão invariável, mesmo que o adjectivo a que está associada esteja no plural).