21 junho 2010

Afinal, o que significa "drástico"?


Há certas palavras que nos pregam verdadeiras partidas. Quando pensamos que sabemos perfeitamente o que significam, porque as ouvimos e usamos regularmente, há muito tempo, podemos ter uma grande surpresa, se apenas consultarmos um dicionário.

Foi o que me acabou de acontecer, quando procurei no Priberam* o sentido do adjectivo "drástico", que todos certamente conhecem. Quando falamos, por exemplo, numa solução drástica para determinado problema, decerto não teremos dúvidas de que o sentido do adjectivo, nesse caso, é semelhante ao de "radical", ou "de último recurso", porque talvez demasiado "violenta", ou "excessiva", o que poderá envolver aspectos negativos, indesejáveis, mas que foram requeridos pelo momento ou pelo contexto em que se aplicou a tal solução.
Enfim, tudo isto para dizer que resolvi confirmar o significado do adjectivo e eis que, quando abro a página que lhe é dedicada, me confronto com esta única definição:
 «Diz-se dos purgantes muito enérgicos».

Pensei que não estava a ver bem (talvez fosse da vista cansada, pelas muitas horas à frente do monitor), ou que havia ali um engano qualquer.Por isso, abri a Infopédia. E lá, para meu descanso, estava o tal sentido que eu pensava ser o mais comum («violento, radical»), mas apenas em segundo lugar, porque o mais imediato significado da palavra (o primeiro, o mais antigo) é mesmo «que tem propriedades enérgicas», associado ao tal medicamento purgante - que é o sentido de drástico enquanto substantivo (e que vem do grego).
Foi uma pesquisa deveras interessante e educativa. Porém, parece-me que à definição do Priberam falta acrescentar o significado do adjectivo que é mais frequentemente utilizado hoje em dia, na linguagem corrente: «radical».


* Alguns dias depois de escrito e publicado este texto, o dicionário citado foi actualizado e passou a incluir mais acepções da palavra drástico.


2 comentários :

světluška disse...

Este dicionário brasileiro também dá esse significado http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=dr%E1stico, mas em segundo lugar. Bom saber que também pode significar isso. Vivendo e aprendendo.

Luís Alves de Fraga disse...

Que pesquisa curiosa!
Realmente, na utilização da língua falada, se não nos colocamos perguntas, muitas vezes cometemos erros que, para uma Professora atenta, são de palmatória.
Já aprendi mais qualquer coisa...